FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

"Ópera na tela" vem a Curitiba integrar a Oficina de Música

Prefeitura Municipal de Curitiba informa, em 05/01/10



Um telão no interior do Paço da Liberdade Sesc Paraná vai levar ópera ao público da 28ª Oficina de Música de Curitiba. As exibições que já aconteceram no Rio de Janeiro, Manaus, Belém e São Paulo, durante o Festival Ópera na Tela, trazem a Curitiba, entre os dias 11 e 16 de janeiro, alguns títulos inéditos no país. A programação, que foi integrada à Oficina 2010, é composta de adaptações de ópera para o cinema e também de gravações para a TV de grandes espetáculos de ópera, montados em palcos europeus, além de documentários e filmes que abordam o universo operístico.
Montagens atuais - Os organizadores da Oficina e do Festival Ópera na Tela se preocuparam em proporcionar aos participantes o contato com a atualidade lírica mundial. "O festival tem como prioridade contribuir para a democratização da ópera, que se transformou, por equívoco, numa arte reservada à elite. É muito bom dividir a experiência do Ópera na Tela na Oficina de Música em Curitiba", comenta Christian Boudier, diretor do festival.
O programa foi montado em parceria com o canal cultural franco-alemão Arte, que fez a captação de audiovisuais de óperas e balés recentes. "É uma oportunidade valiosa de assistir a companhias renomadas da Europa", afirma Nikola Matevski, produtor cultural da área de cinema do Paço da Liberdade.
Com entrada gratuita o festival oferece uma ocasião rara ao público de ser tocado pela magia da ópera, um gênero, na sua concepção inicial, que é dirigido a uma ampla audiência como espetáculo visual e lúdico. É essa tradição popular que se pretende reatar na Oficina de Música.
Coreografia de Pina Bausch - Entre os destaques da programação está a sessão dupla que acontece no dia 16, com a exibição das óperas "Orfeu e Eurídice" e "Dido e Aeneas. Ópera de Christoph Willibald Glück, "Orfeu e Eurídice", a ser exibida no telão às 20h30, foi transformada nesta versão em ópera-balé. A coreografia de Pina Bausch mostra como a obra ainda é intrinsecamente contemporânea. A coreógrafa coloca lado a lado, no palco, cantores e bailarinos. Dois Orfeus, duas Eurídices, uma voz que ganha corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário