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quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Promoção da saúde na escola.


O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Penso que a escola tem papel fundamental na promoção da saúde. Ela é um dos contextos, no qual, durante anos seguidos, permanecem diariamente, crianças, adolescentes e jovens interagindo cotidianamente em busca de sua evolução como sujeitos, mesmo que não tenham ainda consciência real do significado desse período significativo e marcante de suas vidas.
É no processo em que se encontram inseridos que, em seu tempo, poderão compreender a grandeza e importância do espaço em que convivem: a escola.
A escola pode e deve auxiliar a todos os envolvidos em seu contexto a construir vida saudável, criando permanentemente ambiente favorável à saúde de todos: alunos, educadores, funcionários e comunidade na qual encontra-se inserida.
Diariamente, em todos os períodos (turnos), as questões de saúde, mesmo que não tenhamos consciência delas, estão presentes nas situações mais diversas, como também nas expressões vivenciadas dentro do contexto escolar, como a violência, o preconceito, nas festas, nos materiais de estudo e no trabalho dos alunos, entre outros. 
Sendo um espaço diverso, de livre acesso e que tem como função a transmissão e produção de conhecimentos, é elementar que promova a saúde de forma integral, pois, se assim não o for, já está fadada ao fracasso quanto ao objetivo de existir.
Se, para aprender, há que se ter potencialidades e habilidades em desenvolvimento e se, como seres em pleno desenvolvimento demandamos de múltiplas condições para que o processo evolua, é diretamente proporcional a condição de saúde implicada no processo. Aprendemos e evoluímos quando temos saúde, do contrário o processo fica comprometido. Desta forma, a escola é fundamentalmente promotora de saúde e pode enriquecer seu contexto progressivamente no alcance de qualidade de vida através de programas, projetos e objetivos pautados no desenvolvimento de prevenções e aprendizados saudáveis ao coletivo e ao individual.
O coletivo escolar e a comunidade podem construir vidas mais saudáveis, e isso ocorre a partir da significação ou ressignificação que cada um dos sujeitos atores no processo educativo consegue atingir através da promoção e propagação dos valores saudáveis para a vida.
Engajados num mesmo propósito, todos os atores do processo educativo dentro da escola, com maestria e satisfação, podem alcançar a produção e vivência de um ambiente favorável à saúde de todos atingindo assim a garantia de sua plena saúde.

QUE AÇÕES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA ESCOLA?

Na escola devem ser desenvolvidas ações que incitem a permanente reflexão quanto à qualidade de vida que se pretende ter, alcançar. Para tanto, todas as disciplinas podem contribuir na reflexão e proposição de atividades, as mais diversas. Ações coletivas, de análise crítica sobre situações vivenciais e que permeiem o contexto escolar, são boas referências que favorecem a avaliação, pelos alunos, de como agir para modificar e transformar, de forma saudável e preventiva.
São inúmeros os recursos que podem auxiliar aos educadores a proposição de ações, considerando sempre o contexto, a faixa etária e as condições sócioculturais. Projetos interdisciplinares, campanhas temáticas, pesquisas de campo, estudos de casos, são algumas possibilidades.
Todas as atividades que se destinam à promoção do conhecimento e a apropriação de novos saberes devem contar com a participação de toda a rede interna da escola. Já ações que objetivem um tema geral, de aprofundamento especializado quanto a questões mais específicas ligadas à Saúde que possam auxiliar na facilitação da compreensão de toda a comunidade devem envolver também a rede externa, a comunidade do entorno, contando inclusive com a rede de profissionais da Saúde que podem agregar e auxiliar na especificidade da temática em questão.
O contexto e a realidade local sempre sinalizarão para a demanda em questão e sua adequação.

AÇÕES TRANSFORMADORAS - SUGESTÕES

 Considerando que no contexto escolar, a qualidade das relações pode influenciar tanto no sucesso quanto no fracasso escolar, é extremamente importante considerar as relações entre professor e alunos pois são a base para a organização do trabalho em sala de aula.
Todos os educadores necessitam compreender seu papel e sua responsabilidade nas relações que estabelecem na escola, obtendo assim o alcance, pela mudança da qualidade dessas relações, da promoção de uma cultura de sucesso no trabalho. Isso resulta em saúde ocupacional e organizacional.
Aplicar a habilidade de negociação e ressignificação do contexto, promovendo a adesão e o envolvimento de todos de forma participativa ao projeto amplo de promoção da saúde na escola e na comunidade a partir do entendimento e da negociação entre as partes envolvidas é uma ótima iniciação para um processo de transformação de diretriz educativa. É primordial que o professor ressignifique sua identidade como mediador nesse processo.
Sugiro que no planejamento considere-se, prioritariamente, ações de mediação como metodologia educacional, para o desenvolvimento de atividades diversas e relacionais, considerando e reconhecendo assim a todos os sujeitos de forma equitativa. 

Texto de Mônica Caetano.

1° fórum do Curso EAD de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas ( 6ª edição) - Universidade Federal de Santa Catarina
17.05.2014

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