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terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cerco à imprudência sobre 2 rodas

Gazeta do Povo, em 23/02/2010

Blitzes tiram de circulação 68 motos que estão em situação irregular. Ideia é diminuir número de acidentes envolvendo motociclistas

Policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRan) apreenderam ontem em Curitiba 68 motos que apresentavam algum tipo de irregularidade ou equipamentos em desacordo com a legislação. Vinte policiais estiveram em dois pontos da cidade – pela manhã no bairro Vila Hauer, e à tarde no Portão – no primeiro dia da Operação Duas Rodas, criada pelo BPTran com o objetivo de reduzir ainda mais o número de acidentes envolvendo motocicletas na cidade. A operação será permanente, segundo o BPTran. As motos apreendidas foram levadas para o pátio do Departamento de Trânsito (Detran) e só serão retiradas quando tiverem as irregularidades corrigidas.
Pela manhã, os policiais apreen­deram 40 motos (10 delas com documentação em atraso) e fizeram 91 notificações – 39 delas porque o condutor usava capacete sem viseira ou trafegava com a viseira levantada. Foram flagrados três motociclistas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um adolescente. No total, 29 CNHs foram apreendidas. Os policiais constataram 59 infrações gravíssimas, 26 graves, 1 média e 5 leves. À tarde, na Rua Francisco Fris­chmann, no Portão, 28 motocicletas foram recolhidas (3 com documentação atrasada). Foram expedidas 35 notificações e apreen­­didas 15 CNHs. Dois motociclistas trafegavam sem CNH. Os policiais aplicaram 61 multas: 30 por infrações gravíssimas, 27 por infrações graves, 2 médias e 2 leves.

Segundo o capitão Julian Bayer, do BPTran, as infrações mais comuns são em relação ao capacete e ao escapamento das motos.
O professor de Educação Física Jair Luís Pissolato, 39 anos, reclamou da abordagem. Segundo ele, o policial o agrediu no momento em que desceu da moto. “Só comentei que estava atrasado e ele veio com uma agressão”, afirmou. Os motoqueiros abordados relataram que estavam parados no local havia pelo me­­nos uma hora. O capitão Bayer não comentou a suposta agressão. “Ele pode ir ao batalhão e relatar o fato”, disse.
Menos acidentes
Apesar de a frota de motos crescer mais do que a de outros tipos de veículos em Curitiba, o número de acidentes caiu 21,2% entre 2008 e 2009. Em 2008 foram 4.116 acidentes, com 27 mortos; no ano passado foram 3.241 ocorrências, com 22 mortos, segundo o site da Polícia Militar. Conforme o BPTran, 3% da frota de motos de Curitiba se envolveram em acidentes em 2009.

Por dentro da lei
Veja as irregularidades mais comuns nas motos e como evitá-las:
> Os capacetes devem ter uma faixa refletiva de segurança na parte traseira e nas laterais. O equipamento deve ter certificação do Inmetro.
> O motoqueiro deve manter a viseira do capacete sempre abaixada. Se o capacete não tiver viseira, o condutor deve usar óculos de proteção, de utilização simultânea com óculos de sol ou de grau. Não é permitido o uso apenas de óculos de sol ou de grau.
> Os baús das motos que transportam cargas não podem ter comprimento superior à traseira do veículo, e a altura não pode exceder a 70 centímetros. O comprimento dos equipamentos abertos (do tipo grelha) não pode ultrapassar a traseira do veículo e a largura máxima é de 60 centímetros.
> A luz do farol não pode ser de xenon.
> Os piscas devem ser na cor laranja.
> O cano de escape não pode ter descarga livre 

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