FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vereador Zé Maria propõe controle da população de pombos


Rodrigo Batista - Redação Bonde

Depois de ter proposta semelhante derrubado em 2011, o vereador Zé Maria (PPS), entrou novamente na Câmara Municipal de Curitiba com um projeto para criação de um programa de controle da população de pombos na capital. O projeto sugere que os pombos sejam tratados e impedidos de se reproduzirem, para que não transmitam doenças para as pessoas.
A primeira proposta havia sido aprovada em plenário em 2011 e enviada a Ducci, que vetou o projeto no mesmo ano. Agora com uma proposta que une ações de universidade e do setor privado, o vereador se diz mais confiante com a possível aprovação.
Na nova proposta, Zé Maria quer que os pombos sejam capturados por profissionais e tratados durante 60 dias com alimentação especial. "Na água que eles vão receber, será colocado um antídoto para que eles não se proliferem depois de soltos", explica o parlamentar. Os pombos tratados receberiam uma marcação para identificação.
Além do tratamento dado aos animais, que se estenderia em toda a cidade, o vereador ainda propõe que a prefeitura faça também uma campanha de conscientização para que as pessoas evitem alimentar os pombos e, dessa forma, não contraiam doenças.
De acordo com Zé Maria, o novo projeto inclui a participação de universidades, que fariam o acompanhamento dos animais, além da captura para o controle da população de pombos. Segundo o vereador, uma empresa já teria mostrado interesse em fazer a alimentação desses animais e evitar que eles cheguem perto das pessoas para receber comida. 


Nota do editor: Esta ação do vereador Zé Maria é bem interessante, pois é certo que os pombos causam uma série de doenças, chamadas de zoonoses. Inclusive tenho o observado uma diminuição sensível na população de pombos de Curitiba já tem algum tempo e não sei se não andaram abatendo estas aves de forma equivocada. È importante frisar que este controle populacional dos pombos deverá seguir regras bastante rígidas e que jamais poderão causar qualquer tipo de agressão aos animais. Por não terem inimigos naturais em Curitiba, a população de pombos tende a sofrer um boom populacional, por isso, é necessário que a prefeitura esteja atenta ao aumento da população destes animais, porém sem soluções simplistas, tais como a  de se abater de forma simplista estes animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário