FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







quarta-feira, 3 de março de 2010

Exposições homenageiam Alfredo Andersen

Paraná Online, em 03/03/2010

Ao lado, a tela Retrato de Anna jovem, emprestada de colecionador.
Por conta dos 150 anos de nascimento de Alfredo Andersen (1860-1935), o museu que ganhou o seu nome promove, a partir da noite de hoje, várias exposições que homenageiam o artista, bem como as mulheres, que comemoram na próxima segunda-feira, dia 8 de março, o dia da mulher. Serão ao todo cinco exposições, dentre elas a sétima edição da exposição Universo feminino e Alma feminina. Ainda estão na programação a exposição Anima! e Olaria.
Além das exposições, o Museu Alfredo Andersen (MAA) irá inaugurar amanhã um projeto que trará mensalmente uma obra de Andersen ao museu, conforme explica a diretora do MAA, Roseli Fischer Bassler. “Trata-se de um projeto inédito e que também faz parte das comemorações dos 150 de Andersen. A cada mês traremos obras que nunca foram expostas antes. Fizemos uma parceria com colecionadores que irão nos emprestar as obras dele durante um mês. Vamos manter esse projeto até o final desse ano e, para iniciar, teremos a obra Retrato de Anna jovem”, explica.
Na exposição Universo feminino, Bassler destaca que serão expostas 63 obras, todas feitas por mulheres que já atuavam como orientadoras no atelier de arte idealizado por Andersen. “Já é tradição nossa homenagear artistas paranaenses em março, mas em 2010, justamente por representar os 150 anos de Andersen, estamos homenageando todas as orientadoras que passaram pelo ateliê de arte de Andersen. Atualmente, a grande maioria delas são mulheres. Serão 63 obras provenientes das orientadoras em exposição”, diz.
Também será inaugurada hoje, no MAA, a exposição Alma feminina, que conta com três obras feitas por Andersen entre 1915 e 1930. “Trata-se de uma época que poucas moças saíam de casa para estudar pintura. Naquela época elas eram dedicadas ao lar, criadas para ser dona de casa. Essas pinturas as homenageiam por elas terem inovado ao estudarem pintura, algo especifico dos homens naquelas décadas”, explica a diretora.
Também estão no roteiro as exposições Anima! e Olaria. A primeira traz 20 obras da artista Désirée Sessegolo, que trabalha em cerâmica e vidro. Já a exposição Olaria, traz ao MAA 30 obras de Adriana Brzezinska, que reproduz cenas utilizando técnicas como desenho e fotografia.
Serviço
Exposições Universo feminino, Alma feminina, Retrato de Anna jovem, Anima! e Olaria têm início hoje, às 18h30, no Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336), em Curitiba. A visitação pode ser feita de terças à sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Entrada gratuita. A exposição permanece até o dia 23 de maio. Mais informações: (41) 3222-8262.

Nenhum comentário:

Postar um comentário