Com toda certeza um dos fatores que leva ao Bullying é a baixa autoestima de algumas pessoas. Autoestima é a avaliação que a pessoa faz de si mesma e pode ser positiva ou negativa. É construída durante toda a vida, sendo os primeiros anos fundamentais, e a influência dos pais e de uma rede de relacionamentos positivos primordial. Na adolescência e vida adulta ter bons amigos, poder contar com eles e estar à disposição deles, bem com ser importante para outras pessoas fortalece o indivíduo.
No dia-a-dia, percebe Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física oupsicológica, intencionais e repetidos, vem do inglês e nada mais é do que os famosos judiar e implicar, que fizeram parte da nossa infância. Desde sempre crianças implicam umas com as outras, colocam apelidos, brigam. Hoje em dia, a sociedade tem se mostrado muito mais preocupada com essa situação, entendendo o quanto prejudicial é para vida das vítimas.
mos que alguns sentem mais as agressões verbais, outros nem ligam. Porquê? São insensíveis? Não. Sua autoestima é alta e protege-os contra determinadas agressões. E como, normalmente a agressão física é fruto da agressão verbal, quando a pessoa ignora os “xingamentos”, enfraquece o zombeteiro que acaba desistindo de caçoar.
Além de valorizar seu filho, indicando condutas adequadas, auxiliando nas dificuldades, mostrando-se confiante em sua potencialidades é preciso também preocupar-se em prepará-lo para que não seja autor desse tipo de comportamento negativo. Assim como não queremos ver nossos filhos sofrendo, não podemos permitir que façam os outros sofrerem. Afinal, o que mais buscamos nessa vida é viver em PAZ!
Elaine Esmanhotto Bareta
Psicopedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário