FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sessões serão transmitidas ao vivo pela manhã

Gazeta do Povo, em 12/04/2012

Convênio assinado ontem implica mudança obrigatória no horário do trabalho dos vereadores em plenário, atualmente à tarde


Uma das medidas apontadas pela nova administração da Câmara Municipal para dar transparência à Casa, a transmissão das sessões pela emissora TV Sinal foi anunciada ontem em um convênio com a Assembleia Legislativa do Paraná. No entanto, a adoção da medida está relacionada com um tema que desperta polêmica na Casa: a troca do horário das sessões da tarde para a manhã.
A TV sinal transmite pro­­­­­­­­­­­­­­­­gramas relacionados à Assembleia Legislativa das 12h às 24h e por isso abriu o período das 0h às 12h para as câmaras municipais – Maringá já assinou o convênio com a emissora em novembro do ano passado. Em Curitiba, a implantação deve ocorrer até o fim deste semestres. Mas para aproveitar o horário disponível para transmitir as sessões ao vivo, a Câmara de Curitiba teria de mudar para a manhã o horário das reuniões em plenário. “Estamos iniciando o convênio e contratando consultoria para avaliar como fazer a transmissão. Queremos votar a mudança de horário da sessão já para a semana que vem”, afirmou João Luiz Cordeiro (PSDB), presidente da Câmara.
Desde a abertura do ano legislativo, a direção da Câmara tenta acelerar o trâmite do projeto de lei que modifica o horário das sessões, o que facilitaria a realização de campanha eleitoral pelos vereadores no período vespertino – quase a totalidade dos parlamentares deve tentar a reeleição neste ano. Até agora, a bancada de oposição era contra a mudança, alegando que, a 90 dias da eleição, já existe essa previsão e que a modificação pode atrapalhar o trabalho das comissões.
No entanto, embora não tenha conversado com a bancada sobre a mudança do horário das sessões, o líder da oposição na Casa, Jonny Stica (PT), diminuiu às críticas à mudança ontem. “Se for para transmitir a sessão plenária ao vivo, eu considero um motivo justificável”, ponderou Stica. O vereador espera que, com a transmissão, as discussões sejam mais sérias. “Há vereadores que mudarão sua postura, pois tratam a oposição de forma irônica por estar em menor número”, disse.
Transmissão
Ainda não há valores definidos sobre quanto a Casa deve gastar com o processo, mas o custo da transmissão deve ser bancado pela Assembleia Legislativa. Apenas as despesas relacionadas a permitir à visualização da sessão e da edição serão bancados pela Câmara. “Não estamos fazendo nenhum favor à Câmara. As sessões da Câmara vão atrair mais atenção à Assembleia”, afirmou o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário