FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







sexta-feira, 13 de abril de 2012

Comunidade do Uberaba está mais segura após um mês de instalação da UPS

Prefeitura Municipal de Curitiba, em 12/04/2012
O aumento da segurança e confiança da população transformaram-se em realidade na região do Uberaba, em Curitiba. Há pouco mais de um mês, o local ganhou a primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) do Estado. O bairro do Uberaba concentra uma população de 72 mil pessoas e faz parte da Regional Cajuru.
“A sensação de segurança impera na comunidade. Hoje as crianças brincam nas ruas e usam os equipamentos públicos da região com tranquilidade”, comentou o secretário da Defesa Social, Nazir Chain. Até o fim de 2012, outras nove regiões de Curitiba receberão as UPS.
Instalada pelo Governo do Estado, a UPS do Uberaba conta com forte apoio da Prefeitura de Curitiba, através de ações da Cohab, Fundação de Ação Social e secretarias como Antidrogas, Abastecimento, Finanças, Defesa Social, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde e Urbanismo.
A Guarda Municipal, que participou na operação de implantação da UPS, continua atuando diariamente na região. “Além de rondas constantes e alguns atendimentos pontuais, a Guarda Municipal circula dentro da comunidade, aumentando a sensação de segurança da população”, explicou Chain.
Balanço - No primeiro mês após a implantação da UPS, a Polícia Militar registrou aumento de 30% no número de chamados de moradores. A avaliação positiva é demonstrada também por uma pesquisa realizada pela PM e que mostra que 73% dos entrevistados estão satisfeitos com o trabalho policial na região.
Os chamados registrados no primeiro mês desde a implantação da UPS foram feitos via telefone 190 e em abordagem direta aos policiais que trabalham na área. Foram registradas 523 ocorrências (chamados) em todo o bairro Uberaba, dos quais 136 (26%) vieram da região da UPS. Considerando apenas essa região, a PM registrou em média 4,5 ocorrências por dia, sendo que o pico foi registrado no dia 7 de abril (12 ocorrências).
Para o secretário estadual da Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar, o resultado é animador. “Há um apoio e um acolhimento por parte da população local. Tivemos um único homicídio na região, com autoria já conhecida e determinação da prisão do suspeito”, afirmou. O secretário destacou que este período inicial é de avaliação do projeto-piloto. “A UPS do Uberaba é a primeira unidade de Curitiba. Vamos implantar mais nove unidades semelhantes na capital. É um resultado muito animador”, avaliou.
O fato de a UPS ser um projeto-piloto impede a comparação dos dados sobre ocorrências com períodos anteriores, quando não havia mensuração específica na área em que foi instalada a unidade de policiamento. “A UPS ainda está em fase de implantação, mas o balanço já  pode ser considerado positivo e os resultados são sensivelmente sentidos por todos”, comentou Nazir Chain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário