FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







segunda-feira, 19 de abril de 2010

PPS decide ter candidato ao governo em encontro estadual

PPS Paraná em 17/04/2010
Por André Molina




O PPS do Paraná realizou o primeiro encontro estadual neste sábado (17 de abril) para começar a debater qual o rumo será traçado nas eleições de 2010. Realizado no hotel Caravelle, em Curitiba, o evento contou com a participação de aproximadamente 200 militantes e lideranças. Estiveram presentes a direção do diretório estadual, as bancadas federal e estadual, vereadores e pré-candidatos.
A principal decisão do partido foi optar pela indicação de candidatura própria ao governo do estado. O PPS justifica que não pode mais esperar o posicionamento dos antigos aliados e elegeu por unanimidade o nome do presidente da legenda em âmbito estadual, Rubens Bueno.
“Se preciso for coloco meu nome a disposição do PPS. Não podemos mais esperar. O partido não pode ficar imobilizado. Sempre apoiamos nossos antigos aliados e eles nunca nos apoiaram. Queremos sair daqui com uma posição. Não somos um partido meia boca. Não dizemos não para nossos antigos parceiros. Falamos sim para o PPS. Vamos para o debate. Temos projeto e conteúdo para discutir. Desafio a gente não escolhe”, disse Rubens Bueno.
O partido esperava apoiar a grande aliança (PPS, DEM, PSDB e PDT) que obteve bom desempenho nas eleições de 2006 e 2008, mas por causa do rompimento entre o PDT de Osmar Dias e o PSDB de Beto Richa escolheu a candidatura própria. “Não esperávamos que os dois estivessem em lados diferentes nas eleições. Temos boa relação com Beto Richa e com Osmar Dias, mas o nosso Plano de Governo está em primeiro lugar e deve ser respeitado. Não podemos só aguardar. O PPS é conhecido nacionalmente pela rebeldia democrática”, disse o líder do PPS na Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Rangel.
Para os deputados Douglas Fabrício e Felipe Lucas a opção escolhida deverá fortalecer o partido no estado. “Pedimos aliança, mas não ouviram o PPS. É difícil conseguir candidatura única de oposição. Beto renunciou e começa a trabalhar a candidatura e Osmar se reúne constantemente com Lula”, disse o deputado Douglas Fabrício.
A vereadora Renata Bueno também se pronunciou a favor da candidatura própria. Segundo ela, o partido deve ser respeitado pelos aliados. “Em algum momento o então prefeito Beto Richa consultou o PPS a respeito da saída dele da prefeitura? O partido também faz parte da administração”, recordou.

Apresentação do Plano de Governo
Antes de decidir pela indicação de candidatura própria, lideranças e militantes do PPS assistiram exposição do “Plano de Governo 2010” pelo coordenador José Jorge Tobias de Santana. O partido já concluiu o projeto. “Mais do que oposição ao PT e ao PMDB, somos oposição à arrogância. Não vamos esperar mais. Já temos o nosso plano de governo para trabalhar 2010. Até agora o PPS não foi consultado sobre seu papel na aliança e tem condições de apresentar uma candidatura própria”, disse Tobias.

Fala Paraná
Ao anunciar a pré-candidatura de Rubens Bueno ao governo do estado, o PPS vai iniciar o debate de seu plano de governo pelo Paraná. O partido deseja levar seu conjunto de ideias para a população do estado. “Depois da exposição do programa de governo, vamos fazer o ‘Fala Paraná’ em todas as regiões. Vamos promover o debate com a participação de todos”, disse Rubens.

Posição do PPS sobre a crise da Assembleia Legislativa
Outro debate que mobilizou os pepessistas no Caravelle foi a crise da Assembleia Legislativa do Paraná. A bancada de deputados estaduais declarou no encontro que na próxima segunda-feira (19 de abril) vai fazer discurso em plenário para tornar público qual é a posição dos parlamentares do partido. “As denúncias apresentadas são extremamente graves. Precisamos de respostas imediatas e punições exemplares. Teve caso de deputado que confessou a utilização de caixa 2 em campanha. O parlamentar manchou a instituição e deve responder pelos seus atos. Vamos revelar a posição da bancada em plenário”, disse o líder do PPS, deputado Marcelo Rangel.
Após as denúncias apuradas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPC TV, o PPS foi o primeiro partido a pedir investigações e afastamento dos envolvidos nos escândalos dos diários secretos e dos funcionários fantasmas.

Pré-candidaturas a deputado estadual e federal
O primeiro encontro estadual do PPS discutiu também candidaturas de deputado estadual e federal. O partido já tem 70 pré-candidatos a deputado estadual e 30 para federal. Alguns nomes já começam a trabalhar candidaturas. O município de Ponta Grossa apresenta Marcelo Rangel (estadual), Sandro Alex (federal) e Selma Cogo (estadual). Cascavel também apresenta fortes nomes, com João Destro (federal) e Chico Menin (estadual). Campo Mourão será representado por Douglas Fabrício, que tentará a reeleição e Maringá conta com Willy Taguchi.
Em Irati, Felipe Lucas vai disputar a reeleição e, em Curitiba, o tarólogo Chik Jeitoso demonstra disposição para trabalhar na campanha à Assembleia Legislativa.
No município de Guarapuava, a agremiação partidária lançará Cézar Silvestre à reeleição de deputado federal e Cesar Silvestri Filho para estadual.

PRP com o PPS
O encontro estadual do PPS contou também com o presidente estadual do PRP, Jorge Martins, que demonstrou disposição para o partido estar com o PPS nas eleições de 2010. “Gostaria de agradecer a oportunidade de poder fazer parte desta aliança. O partido é sério e queremos estar juntos nas eleições”, disse.

Posicionamentos
As principais lideranças estaduais do PPS estiveram presentes no encontro. Entre elas, o presidente do diretório de Curitiba e da URBS, Marcos Isfer, o deputado federal Cezar Silvestre, os deputados estaduais, os vereadores Zé Maria e Renata Bueno e o prefeito de Piraquara, Gabão. As lideranças pepessistas se comprometeram a trabalhar pelas causas estaduais e nacionais do partido. “A bancada federal se posiciona contra qualquer aliança com o PT e em respeito a bancada de deputados estaduais, não apoiamos aliança com o PMDB”, disse o deputado federal, Cezar Silvestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário