FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







terça-feira, 20 de março de 2012

Eleito, João do Suco promete auditoria nas contas de Derosso

Gazeta do povo, em 20/03/2012

Escolhido por 25 colegas como novo presidente da Câmara de Curitiba, vereador tucano se compromete a ampliar a transparência da Casa 
Apoiado por 25 parlamentares da base do prefeito, João do Suco (PSDB) foi eleito e empossado como novo presidente da Câmara de Curitiba na sessão de ontem. Paulo Salamuni (PV) recebeu 11 votos e houve duas abstenções. Embora o mandato seja curto – apenas 11 meses –, João do Suco assumiu o compromisso de aumentar a transparência da Câmara para recuperar a imagem da Casa, desgastada após as denúncias de irregularidades envolvendo o ex-presidente João Cláudio Derosso (PSDB), que permaneceu no comando do Legislativo por 15 anos. Uma das promessas do novo presidente foi promover uma auditoria sobre o período em que Derosso permaneceu na presidência. 

O compromisso de auditar as contas foi feito à Gazeta do Povo, que questionou o vereador sobre uma série de medidas que poderiam ampliar a transparência na Casa. As medidas foram publicadas na edição de ontem. O tucano disse que concordava com todas elas.
As medidas incluem ainda a demissão do excesso de servidores comissionados, conforme determinação do Ministério Público. Esse é outro compromisso firmado por João do Suco. O MP pede que o número de cargos de indicação política não seja maior do que as vagas de concursados. Ele também prometeu atualizar o Diário Oficial da Casa, que hoje publica temas legislativos, mas não assuntos administrativos – como contratações, exonerações e licitações.
O presidente ainda se comprometeu a manter a atual chamada de presença, que obriga os vereadores a estarem no início e no fim das sessões para não terem computadas faltas e, consequentemente, salário descontado. Outra promessa foi adequar a Câmara à Lei da Transparência, publicando gastos na internet e com notas fiscais.
Na avaliação de João do Suco, o maior desafio é o pouco tempo de gestão. “Tenho que analisar os dados antes de agir. A partir daí, apresentarei o planejamento”, disse o novo presidente, sem estabelecer prazos para a divulgação do relatório. “Vou iniciar o processo de transparência por meio de um trabalho muito intenso. Tenho responsabilidade muito grande”, diz. Apesar de o comando da Casa permanecer com o PSDB, o parlamentar garante não ter sido escolhido por Derosso para sucedê-lo. “Tive votos de toda a bancada do PSDB, não foi só o apoio do Derosso.”
Para ler mais acesse o link abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário