FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Saúde apresenta na Câmara relatório trimestral de gestão

Prefeitura Municipal de Curitiba informa, em 09/12/09

O desempenho da Secretaria Municipal da Saúde no terceiro trimestre de 2009 foi o assunto da prestação de contas feita na Câmara Municipal, nessa terça-feira(8), pela superintendente de gestão do órgão, Eliane Chomatas. Na apresentação, Eliane classificou a sanção da lei 13.254 (que proíbe o fumo em ambientes fechados e de uso coletivo) pelo prefeito Beto Richa como destaque do período. A norma está em vigor desde 19 de novembro. "Ela é um instrumento que não veio para punir mas para garantir a qualidade do ar e a saúde de todos, inclusive de quem fuma", observou Eliane.
A gestora destacou também o trabalho desenvolvido na assistência e na prevenção da Gripe A, que teve seu auge no início do segundo semestre e coincidiu com o inverno rigoroso registrado na cidade, e adiantou que a Prefeitura já está se estruturando para enfrentar o problema no próximo ano. "Estamos providenciando o reforço da mensagem da prevenção, para que as pessoas não deixem de lado o cuidado simples e muito eficaz da lavagem de mãos", disse.
Além disso, Eliane enfatizou a inauguração da nova sede da Unidade de Saúde Butiatuvinha, que dotou o antigo serviço de saúde da Regional Santa Felicidade de instalações maiores e mais modernas, e a realização do terceiro mutirão de neurologia - para facilitar o acesso da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) local encaminhada à especialidade pelas unidades de atendimento.
"Toda essa informação que trazemos aos senhores é um resumo da quantidade e da variedade da oferta de serviços garantidos pela saúde pública e que é usada até mesmo por quem tem acesso à saúde suplementar", observou Eliane, referindo-se a serviços como imunização, medicação especial e vigilância sanitária de produtos e serviços de saúde.
A audiência na Câmara para prestação de contas foi presidida pelo vereador Aldemir Manfron e contou com a participação dos vereadores Tico Kuzma, Alcaci Túlio, João do Suco, Omar Sabbag Filho, Caíque Ferrante, Odilon Volkmann, Celso Torquato, Renata Bueno, Julieta Reis e Professora Josete. Os dados já haviam sido submetidos ao Conselho Municipal de Saúde.
Números - No período, entre outras ações, a Secretaria Municipal da Saúde fez 4,8 mil inspeções sanitárias, visitou 152 mil imóveis para pesquisar a ocorrência da larva do mosquito vetor da dengue, fez 19 mil ações de desratização, coletou 1,6 mil amostras de água para análise laboratorial de qualidade e realizou 594 mil exames pelo Laboratório Municipal.
Além disso, fez a vinculação de 3,5 mil gestantes, realizou ainda 489 mil consultas médicas e 495 mil ações básicas de odontologia, agendou 216 mil consultas especializadas e 164 mil exames também especializados e fez 40,8 mil internamentos.
Na área de prevenção e acompanhamento, manteve 54 mil pacientes cadastrados no programa de saúde mental e 112,5 mil em hipertensão arterial, 37,4 mil. Também fez 12 mil testes convencionais e 1,4 mil rápidos para detecção do vírus da aids, além de 30 mil preventivos de câncer de colo uterino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário