FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prefeitura de Curitiba: Servidores serão multiplicadores da Política Sobre Drogas.


Um grupo de 40 servidores da Prefeitura de Curitiba concluiu, nesta quarta-feira (28), o curso de capacitação na área de enfrentamento às drogas. Participaram desta primeira turma representantes de todas as secretarias municipais e de todas as administrações regionais da cidade. Eles irão atuar, a partir de agora, como multiplicadores junto à comunidade.
O curso foi promovido pelo Centro de Referência em Álcool e Outras Drogas da Prefeitura de Curitiba, em uma ação conjunta entre o Instituto Municipal de Administração Publica (Imap) e o departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social.

“Uma inovação foi o fato de termos entre os palestrantes pessoas que já vivenciaram o problema, graças a uma parceria com grupos como Alcoólicos Anônimos (AA) e Amor Exigente”, destacou o diretor do departamento de Política Sobre Drogas, Diogo Busse.

No conteúdo do curso, houve palestras sobre psicologia e psiquiatria, além de noções sobre a parte legal do assunto. Os servidores tiveram ainda noções sobre a classificação das drogas, quais os efeitos que elas causam e como fazer para identificar usuários.

“As aulas tiveram um conteúdo bem amplo, abrangente e completo, para permitir que cada um deles ajude a disseminar uma cultura mais humana, que vai muito além da repressão e inclui o respeito e o cuidado com as pessoas”, explicou Busse. Ele informou que o curso será permanente e a meta é atingir em pouco tempo o maior número possível de servidores.


Primeira turma


Para a chefe de núcleo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) na regional da CIC, Simone do Rocio Defreitas, a participação no curso foi mais do que válida. “No dia a dia, lido com muitas situações que exigem um maior conhecimento no assunto”, afirmou.

Servidora na Prefeitura de Curitiba há 18 anos, Simone informa que jamais havia tido um treinamento tão completo quanto este. “Para mim, foi fundamental, pois trabalho diretamente com a população, numa região da cidade que tem grande incidência de problemas com álcool e drogas”, explicou.

O Guarda Municipal Ângelo Matiero, que atua numa escola municipal no bairro Vista Alegre, também informou que tudo o que aprendeu no curso terá grande serventia em sua vida profissional.

“Eu nunca tinha visto um treinamento sobre drogas com uma abordagem tão psicológica, com grande valorização do ser humano e não com foco na repressão”, informou. “No dia a dia, enfrentamos muitas situações com jovens de comunidades carentes, nas quais será muito útil tudo o que aprendi”, comentou Matiero.

Segundo Busse, o curso faz parte das ações da Rede Curitiba Cuida, lançada neste ano pela Prefeitura de Curitiba e que envolve vários setores do poder público e da sociedade civil, promovendo um novo enfoque para o assunto, além de uma ampliação na rede de atenção ao usuário. “O foco não é mais a repressão, mas a prevenção e a inclusão social das pessoas. É preciso renovar o conceito de respeito ao ser humano”.

Ele afirmou ainda que, tão importante quanto a ampliação da estrutura pública de atenção aos usuários de drogas é a formação do que existe de mais precioso em qualquer comunidade: as pessoas. “Sem dúvidas, ampliar a rede de assistência em saúde mental é necessário, mas treinar servidores municipais, líderes comunitários e orientar as famílias a iniciar uma mudança cultural com relação às drogas é fundamental”, disse Busse.

Fonte: Site do PPS Paraná.

Nota do editor: Diogo Busse é uma grata surpresas nestes últimos anos de partido, pois depois que ele aceitou o desafio de lutar contra os velhos paradigmas sobre os usuários e dependentes de drogas lícitas e ilícitas, seus caminho tem sido vitorioso na maior parte do tempo. A questão das drogas na sociedade moderna, certamente é um dos assuntos mais relevantes do momento, pois estas possuem o terrível poder de destruir as família, o Estado e até quem sabe, o mundo civilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário