FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Gazeta do Povo: Comissão da OAB, presidida por Diogo Busse, debate dependência.


Diego Antonelli 
A Comissão de Direito e Dependência Química foi criada ontem pela Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) para analisar e propor políticas públicas de enfrentamento à dependência química em todo o estado. O grupo é formado por cinco advogados e quatro especialistas da área, entre eles, o ex-ministro da Saúde Alceni Guerra.

Segundo o presidente da comissão, Diogo Busse, serão discutidas principalmente questões ligadas à prevenção e ao tratamento dos dependentes. Entre elas, a internação compulsória de usuários de drogas. “Mas antes de adotá-la é preciso analisar e debater essa questão. Além disso, é necessário estruturar espaços que possam receber essas pessoas”, ressalta.

Outra medida citada por ele é ampliar e fortalecer a articulação entre poder público e sociedade civil. “As comunidades terapêuticas, que são perto de 100 só na capital do estado, podem ajudar muito no tratamento aos dependentes. É necessário ter essa articulação”, exemplifica.

Tratar dependência química apenas como questão de segurança pública também é outro ponto que merece ser analisado pelos membros da comissão da OAB-PR. “A punição para os traficantes deve existir. Mas os usuários necessitam de outras políticas públicas que envolvem diretamente a saúde pública”, reforça Busse.

O presidente da OAB-PR, José Lúcio Glomb, diz que a comissão visa também a orientar melhor as famílias dos dependentes químicos. “Queremos propor maneiras de prevenir que novas pessoas entrem nas drogas”, salienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário