FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Projeto prevê instalação de alarmes em ônibus de Curitiba.



Elaine Felchacka

 A Câmara de Curitiba aprovou ontem o projeto de lei que obriga empresas de ônibus a instalar alarmes para alertar pedestres da aproximação dos veículos. O projeto se restringe a um trecho de três quadras no centro e será implantado em 20 ônibus que circulam entre a Avenida Sete de Setembro e Praça Carlos Gomes.
O novo sistema, que será acionado por GPS e nos cruzamentos, levanta discussão sobre sua eficiência, por conta da falta de atenção dos pedestres que utilizam fones de ouvidos. Este é um dos principais motivos de atropelamento, segundo o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Mas apesar de não ser a solução para dar fim aos atropelamentos, o projeto é elogiado pela polícia. “Hoje [ontem] pela manhã fizemos um levantamento e a Avenida Marechal Floriano é a rua mais perigosa de Curitiba para o pedestre. Ela é bem extensa e uma artéria da cidade, com muito fluxo. O projeto é bom, vai ajudar, mas as pessoas precisam ter atenção”, diz o porta-voz do BPTran, tenente Ismael Veiga.
O custo para implantação será de aproximadamente R$ 180 por ônibus, o que, para o vereador Zé Maria (PPS), autor do projeto, não poderá ser usado como motivação para pedido de aumento da tarifa pelas empresas. “É barato. Não pode impactar na passagem”, analisa.
A proposta, que causou polêmica inicialmente, quando estava previsto que os motoristas fariam o acionamento do alarme, também já agrada ao sindicato da categoria. “Não queríamos que o trabalhador tivesse mais um estresse. Agora que conseguimos acabar com a dupla função, não poderíamos fazer com que eles assumissem outra”, ressalta o relações públicas do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Vanderlei Portela.
Fonte: O Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário