FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







domingo, 18 de outubro de 2009

Um Diálogo Entre o Erudito e o Popular

Paraná Online, 18/10/09

Músicos e estudantes de música de todo o País já podem se inscrever para os cursos da 28ª Oficina de Música de Curitiba, prevista para janeiro do próximo ano. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro, no endereço www.oficinademusica.org.br. Além dos módulos já tradicionais, como o de música clássica e de música popular brasileira (MPB), a programação, que a organização do evento deve divulgar até o final de outubro, deve indicar a execução de núcleos novos.

De acordo com a organização, mais de 1.500 participantes do Brasil e de outros países devem se inscrever na Oficina, considerada um dos maiores eventos de música da América Latina. São mais de 90 cursos de instrumentos, técnica vocal, composição, práticas de orquestra e de conjuntos, além de núcleos especializados. Além das disputadas palestras, durante o evento, que é promovido pela Prefeitura e pela Fundação Cultural de Curitiba, uma série de concertos também deve acontecer em diversos pontos da capital.
Com o tema Quando o erudito encontra o popular e vice-versa, segundo a diretora geral da Oficina de Música, Janete Andrade, o evento procura estabelecer um diálogo entre os dois estilos musicais. “Na primeira fase, teremos obras de Villa-Lobos, Bela Bartók, Igor Stravinsky, entre outros. Já na segunda, encontraremos a música de Tom Jobim, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga em uma grande celebração musical”, diz.

Além dos tradicionais núcleos especializados, como o de música antiga, que integra a programação do evento há vários anos, segundo a diretora da Oficina, serão oferecidos os núcleos de Música e Tecnologia e Música Latino-Americana. “A primeira envolve o manuseio de softwares e outros equipamentos informatizados e substitui o núcleo de música eletrônica. Já o segundo chega para atender um anseio antigo dos participantes da Oficina”, afirma Janete.

Como já acontece há muitos anos, a próxima edição da Oficina de Música de Curitiba contará com atrações internacionais nas suas duas fases. Alguns dos destaques são o conjunto norte americano Fry Street Quartet e o Quarteto de Candombe, do Uruguai. “É a primeira vez que teremos em Curitiba esse conjunto americano, que é considerado um dos melhores conjuntos de cordas dos Estados Unidos”, afirma a diretora do evento. Os integrantes do Fry Street Quartet, que em 2000 recebeu o prêmio Millenium Grand Prize at the Fischoff National Chamber -um dos mais importantes de música de câmara - darão aulas de violino, viola e violoncelo.
(...)
Para maiores informações acesse o link abaixo ou na coluna ao lado em Eventos Cursos e Concursos

http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/403848/?noticia=UM+DIALOGO+ENTRE+O+ERUDITO+E+O+POPULAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário