FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um dia com Bakun, parte II


Gazeta do Povo, em 27/10/09

Trajetória
Saiba mais sobre a vida e a obra de Miguel Bakun
1909 – Nasce em 28 de outubro, em Mallet, sul do Paraná.
De 1926 a 1930 – Aos 17 anos, alista-se na Escola de Aprendizes da Marinha, em Paranaguá. Em 1928, em estágio na Ilha de Villegaignon (RJ), conhece José Pancetti, então cabo da Marinha e pintor de convés. Os dois futuros artistas desenham juntos pequenos esboços. Devido a uma queda do alto do mastro do navio, recebe baixa e passa a receber pensão da Marinha. Muda-se para Curitiba, onde desenvolverá sua produção artística .
De 1931 a 1938 – Trabalha como fotógrafo ambulante, executa anúncios comerciais, letreiros e decorações de interiores. Dedica-se à pintura como autodidata. Em 1938, casa-se com Teresa Veneri, viúva de um militar, com três filhos de seu primeiro casamento.
1939 – Viaja para o Rio de Janeiro para tentar se estabelecer profissionalmente, onde reencontra Pancetti.
1940 – De volta a Curitiba, participa de ateliê coletivo cedido a vários artistas pela prefeitura, o que estimula sua produção. Desde então, passa a produzir intensamente e recebe inúmeros prêmios em salões estaduais e nacionais.
1963 – Angustiado e em depressão, suicida-se em 14 de fevereiro, aos 53 anos


Serviço
Centenário do Nascimento de Miguel Bakun. Hoje, às 10h30: Solenidade Póstuma Cemitério Municipal de Curitiba (Praça Padre João Sotto Maior, s/n.°). Às 16 horas: apresentação Capela de Banduristas Fialka do Grupo Folclórico Poltava e lançamento do Museu Virtual Miguel Bakun. Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915). Às 18 horas: exibição do filme O Autorretrato de Bakun.Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 – Centro). Todos os eventos têm entrada franca
OAS_AD('Middle');

Nenhum comentário:

Postar um comentário