FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







sábado, 17 de outubro de 2009

Evento discute propostas para o metrô de Curitiba

Paraná Online, 17/10/09

Newton Almeida

Terminam hoje as atividades do 2.º Mutirão Projetual Colaborativo, que reúne profissionais de arquitetura e urbanismo e órgãos de planejamento urbano, no ateliê do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo, em Curitiba.

Dentre os principais objetivos do evento, que é promovido pela a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Paraná (AsBEA-PR), está apresentação de propostas que possam contribuir para a futura implantação do sistema de metrô em Curitiba.
O evento, mais conhecido no meio acadêmico como “Charrete”, começou por volta das 12h de ontem e se caracteriza como uma maratona de 24 horas ininterruptas. Segundo o diretor de planejamento da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Paraná (AsBEA-PR), Orlando Ribeiro, durante o encontro serão utilizadas informações postadas no site de consulta pública do Metrô Curitibano (www.metro.curitiba.pr.gov.br).

“O site não fala das estações, e se restringe apenas ao planejamento do modal. A ideia é complementar as informações, com prerrogativas fundamentais sobre os projetos das estações”, afirma Ribeiro. Para ele, tais projetos podem significar o diferencial que tornaria o sistema mais atraente para os usuários.
O arquiteto lembra que o projeto da linha norte-sul do metrô de Curitiba prevê 21 estações. “Escolhemos cinco delas, que requerem intervenções urbanas mais especiais, como a conservação de edifícios”, diz.

As discussões giram em torno das estações Portão, Osvaldo Cruz, Central, Passeio Público e Cabral. Segundo Ribeiro, as propostas resultantes do evento deverão ser apresentadas na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário