FILIE-SE!

Quiosque PPS Curitiba aos sábados!

Participe da política de sua cidade, no Quiosque do PPS Curitiba na Boca Maldita, na Rua XV, próximo ao Palácio Avenida, todos os sábado a partir das 10:00 horas da manhã!







quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fórum discute ensino e trabalho para pessoas com deficiência


Prefeitura Municipal de Curitiba informa, em 22/10/09

Debates sobre o mercado de trabalho para deficientes e apresentações de alunos qualificados em escolas municipais de Educação Especial estão na programação desta quinta-feira (21) do 2º Fórum de Curitiba sobre Empregabilidade e Escolaridade da Pessoa com Deficiência. O encontro foi aberto na noite desta quarta-feira (21) pelos secretários municipais da Educação, Eleonora Bonato Fruet, e do Trabalho, Jorge Bernardi, no Centro de Convenções de Curitiba.
O objetivo do fórum é discutir a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, prevista por lei, e a importância das escolas especiais na formação destes trabalhadores. O evento é destinado a profissionais de recursos humanos e da saúde, empresários, professores do ensino especial e representantes de empresas de recrutamento e seleção.
"A intenção é mobilizar a sociedade sobre o assunto para incentivar parcerias com instituições educacionais e empresariais envolvidas na inserção de pessoas com deficiência", disse Eleonora. "Este é um desafio da nossa sociedade e um assunto tratado como prioridade na administração municipal".
O secretário Jorge Bernardi destacou os benefícios da 1ª Feira do Emprego e Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência de Curitiba, aberta na manhã desta quinta-feira (22), também no Centro de Convenções.
"Concentramos no mesmo dia e local diversas agências de recursos humanos e de capacitação, para criar uma oportunidade facilitadora para empresas, que precisam cumprir as normas, e para pessoas com deficiência, que terão mais acesso ao mercado de trabalho", disse Bernardi.
"Com capacitação adequada e acesso ao mercado formal de trabalho, melhora a renda e a qualidade de vida dessas pessoas e suas famílias", completou o secretário do Trabalho. A feira tem 2000 mil vagas para emprego e cursos de capacitação.
Ensino - A Rede Municipal de Ensino desenvolve programas de capacitação inserir jovens com necessidades especiais no mercado de trabalho. O programa atende alunos das escolas municipais de Educação Especial Helena Antippof, no Boqueirão, Ali Bark no Seminário, e Tomaz Edison de Andrade Vieira, no Capão Raso.
De acordo com a coordenadora de Atendimento às Necessidades Especiais da Secretaria Municipal da Educação, Iaskara Maria Abrão, a meta de inclusão de 2009 já foi superada. A intenção era empregar 124 pessoas até o fim do ano. Porém, já em setembro, 132 estudantes já haviam sido inseridos no mercado de trabalho.
PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM NA TARDE DE QUINTA-FEIRA (22)
14h - Apresentação da Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark.
14h10 - Políticas Públicas de Inclusão da PcD, com Andréa Nice Silveira Lino Lopes, da Procuradoria Regional do Trabalho, 9.ª Região.
14h50 - Mesa-redonda sobre o tema A Escola e a Qualificação Profissional da PcD no Mundo do Trabalho, com Rubens Leonart.
- A Escola Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, com Iáskara Maria Abrão, coordenadora da Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais.
- A Qualificação para o Mundo do Trabalho da PcD e o Ensino Médio, com Angelina Carmela Romão Mattar Matiskei, diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional do Estado do Paraná.
- A Inclusão Educacional na Universidade, com Paulo Ross, professor e corpo integrante do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade Federal do Paraná.
- Programas de Qualificação Profissional da PcD na Fundação de Ação Social, com Ana Maria Taques Ghignone, diretora do Departamento de Geração de Renda.
16h - Debate com o público.
17h - Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário